8 dicas para uma limpar a sua casa de forma prática e efetiva

É só falar em limpeza e muitas pessoas sentem vontade de sair correndo. Só que não adianta tentar fugir dessa parte da rotina – a sua qualidade de vida está associada a uma casa limpa e organizada. Ao invés de relutar e procrastinar, você pode construir uma relação diferente com a limpeza. Pode acreditar: não se trata de perder horas em tarefas domésticas, mas de encontrar um modo prático e efetivo de executá-las.

A gente acredita que limpeza precisa ser funcional, eficaz e segura (não apenas para nós, mas para todo o ecossistema que habitamos). E isso envolve uma escolha consciente de hábitos e produtos. Se você não sabe como começar a pensar sobre isso, não se preocupe. Vamos esclarecer neste artigo como você pode simplificar a limpeza da sua casa, sem perder de vista o resultado. Siga com a leitura!

Casa limpa sem neura

Limpeza sem neura: dicas para deixar a sua rotina mais fácil

A realidade da maioria das pessoas segue um padrão muito parecido: pouco tempo e muitas atividades para dar conta. Cuidar da casa entra nessa lista e, se for negligenciada, certamente afetará o nosso bem-estar. O que precisamos fazer é desmistificar a ideia de que limpeza precisa ser complexa e deixar de repetir alguns costumes que, sem a gente perceber, atrapalham a manutenção da casa limpeza.

Estamos aqui para ajudar você nesse assunto! Acompanhe a seguir nossas dicas para uma limpeza sem complicação e que não deixa em nada a desejar.

Estabeleça uma rotina de limpeza

Se você deixar para limpar a sua casa só quando se sentir disposto a fazer aquela faxina completa, é muito provável que não consiga manter uma consistência. Não dependa apenas da sua motivação – crie uma rotina que se adeque ao seu dia a dia.

Você pode limpar a casa aos poucos, um cômodo por dia, ou separar um dia da semana e fazer tudo. Nesse quesito, não há regras, é necessário entender o que funciona no seu caso em particular.

Considere o fato de que limpar com regularidade dispensa a necessidade de uma grande faxina por um período mais longo. Insira uma manutenção frequente na sua rotina e você vai ver como tudo fica mais fácil!

Divida as tarefas entre as pessoas da casa

Em casas onde moram mais de uma pessoa, as tarefas de limpeza precisam ser compartilhadas. E, para que essa divisão aconteça de uma forma saudável, o primeiro passo é conversar. Cada um deve assumir as atribuições que consegue, encontrando um equilíbrio coletivo.

Até mesmo as crianças podem participar da limpeza! A partir dos 2 anos, os pequenos já estão aptos a fazer pequenas atividades, como guardar os próprios brinquedos e tirar o prato da mesa após as refeições. Com o passar dos anos, é possível incluir tarefas como lavar a louça e limpar móveis. Se você usar os produtos da Garoa na sua casa, hipoalergênicos e sem ingredientes tóxicos, não há risco de gerar alergias ou desconfortos para os pequenos. 

Mantenha a organização

Pode acreditar: você terá muito mais dificuldade de limpar um ambiente desorganizado. No dia a dia, procure manter as coisas no lugar adequado. Recolheu as roupas cestas do varal? Dobre e guarde nos armários ou pendure em cabides. Fez compras no supermercado? Higienize o que precisar e acondicione no local certo. Siga a mesma lógica quando cozinhar e se arrumar para sair: não deixe os seus pertences espalhados pela casa.

Tire os calçados antes de entrar em casa

Essa dica é muito simples de executar e faz uma grande diferença. Prepare um cantinho logo na entrada da sua casa para deixar os calçados quando chegar da rua. Também deixe separado um par de chinelos para usar apenas nos ambientes internos. Essa mudança pontual já evita que muita sujeira entre na sua casa por meio das solas dos calçados.

Faça a limpeza de cima para baixo

Imagine a seguinte lógica: quando você limpa estantes, prateleiras e utensílios que ficam no alto, a tendência é que as partículas de sujeira caiam e se depositem nas áreas mais baixas. Por isso, você deve fazer a limpeza de cima para baixo e deixar por último o piso, onde poeira e detritos ficam acumulados.

Piso: comece pela área mais afastada da entrada

Sabe quando você limpa uma área do piso e depois precisa passar novamente por ali para alcançar outra parte que ainda está suja? Esse é o tipo de situação deve ser evitada, caso contrário, você pode se deparar com marcas no chão e ter que fazer a limpeza mais de uma vez.

Mas não é difícil de resolver essa questão. É só você se atentar para iniciar a limpeza do piso pela área que está mais afastada da entrada. Assim, à medida que você avança, também se aproxima da saída do ambiente.

Invista em um aspirador de pó

Você não precisa de muitos equipamentos para fazer uma limpeza eficaz. Mas um aspirador de pó vale o investimento. As vassouras espalham a poeira, ao invés de removê-la. Além disso, o aspirador permite trocar as peças e utilizá-lo em diferentes superfícies, como sofá, almofadas, tapetes e pisos, chegando até nos cantos dos cômodos.

Escolha bons produtos

Os produtos que você utiliza na limpeza da sua casa podem ser grandes aliados para deixar a limpeza mais prática! Mas lembre-se de que você também precisa considerar outros pontos nessa decisão: produtos que conservem os materiais que você tem em casa e que não possuam componentes agressivos à natureza e à saúde da sua família e dos seus pets.

Com base em ciência inspirada nas plantas, a Garoa desenvolve produtos que unem eficácia e segurança. Na nossa linha de limpeza sustentável, temos produtos específicos para os principais ambientes da casa (cozinha, banheiro, lavanderia) e também soluções que atendem a demandas variadas, como o Multiuso Concentrado, o Limpeza Pesada e a bucha vegetal.

Ninguém precisa ficar refém da química da limpeza convencional para descomplicar a rotina. Muito pelo contrário! A Garoa é parceira de quem quer deixar a casa limpa e cheirosa com consciência. Experimente a limpeza sustentável e conheça os resultados na sua rotina!